Rodas de Liga Leve: vantagens e desvantagens desse acessório

liga leve motos

Famosas entre os apaixonados por estilo e velocidade, as rodas de liga leve não são itens apenas para satisfazer um gosto estético. Fácil de encontrar em qualquer loja de acessórios para veículos, as rodas de liga leve possuem também algumas vantagens para o condutor.

Está pensando em instalar essas rodas na sua moto, mas ainda tem dúvidas se vale a pena? Confira o artigo de hoje as vantagens e desvantagens deste item!

O que são as rodas de liga leve?

As rodas de liga leve nada mais são do que rodas com um material mais leve que o aço. Elas são fabricadas a partir do alumínio e do silício, metais que dão mais resistência e leveza para a roda.

O alumínio é responsável pela leveza, enquanto o silício torna a peça resistente.

Essas rodas ficaram famosas no mercado automotivo graças ao seu material maleável, que permite criar vários modelos diferentes, agradando o gosto dos motoristas.

Quais as vantagens das rodas de liga leve?

O maior motivo que os pilotos buscam esse item é que ele dá à moto um visual de esportividade, porém as rodas de liga leve podem beneficiar a magrela de outras maneiras.

As principais vantagens da liga leve, estão:

  • As rodas são realmente mais leves, em torno de 15% menos peso;
  • As rodas melhoram a dirigibilidade, pois reduzem a inércia e facilitam a realização de manobras;
  • A liga leve é um material mais maleável que permite produzir vários modelos de roda, ou seja, elas têm mais opção de design do que as rodas de aço;
  • Esse item gera menos barulho durante a condução já que o material é leve;
  • Estes acessórios consomem pouco combustível, pois as rodas mais leves precisam de menos esforço para se locomoverem;
  • O alumínio do material esquenta menos que o aço, portanto, o sistema de frenagem sofre menos desgaste.

Além de todos esses benefícios, motos com roda de liga leve têm seu preço valorizado em caso de revenda.

Apesar de não ser necessariamente pelo valor de precificação, esse item deixa a motocicleta mais bonita visualmente, o que pode aumentar o preço para venda.

Desvantagens da roda de liga leve

Como pontos negativos das rodas de liga leve, podemos citar:

  • Apesar de serem resistentes a grandes impactos, essas rodas são mais frágeis para danos superficiais;
  • No quesito preço, as rodas de liga leve não são tão acessíveis, podendo ser até 10 vezes mais caras que as tradicionais;
  • Ainda no preço, a manutenção desse equipamento também não é barata, pois o material em si é caro, consequentemente, caso seja necessário substituir também não sairá barato.

Vale lembrar que a liga leve é vulnerável a arranhões superficiais, portanto, se você desgastar as rodas, provavelmente terá que trocá-las com mais frequência do que faria com rodas convencionais.

fan-roda-liga-leve
Moto Honda com rodas de liga leve. Crédito: Youtube

Quais cuidados são necessários com as rodas de liga leve?

Antes mesmo de comprar sua roda, verifique o número de série e o selo de autenticidade dos acessórios, pois é muito comum encontrar rodas falsificadas. Isso pode ser identificado principalmente pelo preço muito baixo.

Para aumentar a durabilidade das suas rodas, você deve lavá-las e limpá-las a cada 2 semanas, sempre usando produtos não abrasivos e sem ácidos na composição.

Além disso, é indicado que a cada 3 meses se aplique uma camada de cera nos aros para manter o brilho e evitar que eles descasquem rápido.

Porém, em caso de batidas leves que causem arranhões, é indicado levar o veículo em uma loja especializada para fazer um conserto profissional.

Ainda tem alguma dúvida sobre as rodas de liga leve? Deixe seu comentário!

Fabricio von

Olá! Meu nome é Fabricio Von, sou o editor especialista em financiamento do Financiar Moto. Comecei este blog em 2011, quando percebi alguns amigos da faculdade querendo comprar uma moto, mas não encontravam uma fonte confiável e imparcial com informações sobre financiamento, e é isto que busco trazer aqui no Financiar Moto. Você tem alguma dúvida? Envie uma mensagem e irei te ajudar.

Deixe uma resposta