Qual o melhor banco para financiar uma moto?

Ter uma moto é um sonho para muita gente. Práticas, ágeis e belas, esses veículos são uma excelente opção para quem busca enfrentar o trânsito de forma mais fluída, gastar pouco com gasolina ou até mesmo fazer viagens incríveis. Existem diferentes maneiras de comprar uma moto, uma delas é o financiamento, mas você sabe qual é o melhor banco para financiar uma moto?

A moto é uma excelente opção para um primeiro veículo ou então para quem está precisando economizar com o carro. Às vezes, a moto é simplesmente uma verdadeira paixão e você quer comprar uma. Existem motos de todos os tipos e para todos os gostos, das custom até as street e naked.

Cada perfil de piloto terá uma boa companheira e 2 rodas. Muitos optam por financiar uma moto, mas é importante saber quais são os passos importantes para realizar esse tipo de compra e qual o melhor banco para financiar uma moto!

Sem mais delongas, que tal aprender mais sobre o financiamento de motos? Vamos lá!

Financiamento de motos – Como funciona?

financiamento de moto

O financiamento de uma moto funciona de forma bem simples. Em termos brutos e sucintos, a financeira “compra a moto para você” e depois você tem que pagar ela com juros acrescidos de acordo com o contrato.

Durante todo o tempo em que a moto está sendo paga, você tem o recibo e os documentos obrigatórios, porém, no documento de porte obrigatório fica registrado que o veículo é “alienado no nome do banco”. Isso quer dizer que, apesar do veículo ser seu, enquanto a dívida não for quitada, a moto pertenceu ao banco ou a financeira. Claro que não existe risco nenhum nesse tipo de transação, no fim das contas, a moto é completamente sua para usar como quiser, portanto, vale a pena pegar financiamento de moto se você não puder pagar à vista. E hoje em dia, quem pode?

A alienação é apenas uma forma de proteger a financeira e garantir que ela seja paga de acordo com o que foi combinado.

Dicas para quem quer financiar uma moto

Se você está pensando em comprar sua primeira moto, mas ainda não tem certeza de como funciona esse processo, existem algumas dicas que podem te ajudar bastante.

Consulte o seu CPF

O seu CPF é a maneira principal de consulta por parte das financeiras. Através dele é possível descobrir a situação cadastral do seu nome, se está presente na lista do SPC ou SERASA, além de saber como é o seu score no banco.
Uma das principais dicas para garantir mais facilidade na hora de optar pelo financiamento é verificar como está a condição do seu CPF. Se houver alguma irregularidade, tente corrigi-la o mais rápido possível e antes de tentar qualquer financiamento.

Pesquise bem a marca e o preço

Essa dica vale até para quem quer comprar a vista. Pesquise bem o modelo e marca da moto para tentar achar os melhores preços em concessionárias. A maioria das concessionárias trabalha com diversas opções de bancos, por isso, se preocupe primeiro na moto que vai te agradar e que está dentro das suas atuais condições.

Converse com o seu banco

Se o seu banco for aceito entre as formas de financiamento, vá conversar diretamente com o seu gerente. Mesmo que a concessionária diga que está fazendo o melhor preço possível no financiamento, ao falar com o seu banco (principalmente se for cliente antigo) não é tão difícil conseguir umas taxas menores, aliviando bastante nos juros no final do parcelamento.
Se você quiser mais informações importantes, temos um artigo com 7 dicas fundamentais para quem quer financiar uma moto.

Qual o melhor banco para financiar uma moto?

Vamos responder uma pergunta comum: qual banco faz financiamento de moto? Todos! Existem diferentes bancos no Brasil, a grande maioria deles trabalha com opções de financiamento para motos e outros veículos. Para você não precisar ficar correndo de site em site para descobrir quais são as taxas oferecidas por cada banco, juntamos aqui as principais opções do mercado.
Atualmente, a taxa dos principais bancos para financiar uma moto por ordem crescente são:

  • Santander – Taxas de 1,28% ao mês e 16,43% ao ano
  • Bradesco – Taxas de 1,41% ao mês e 18,27% ao ano
  • Banco do Brasil (BB) – Taxas de 1,58% ao mês e 20,69% ao ano
  • Itaú Unibanco – Taxas de 1,69% ao mês e 22,34% ao ano
  • Caixa Econômica Federal – Taxas de 1,86% ao mês e 24,72% ao ano

Existe também a possibilidade de tentar o financiamento por bancos das próprias montadoras. É um pouco mais difícil encontrar essas taxas online, por isso, recomendamos fortemente que você converse com a concessionária para falar sobre essa possibilidade (geralmente esses bancos de montadoras possuem taxas menores que a de alguns bancos tradicionais.)

Outro ponto em que devemos prestar bastante atenção é que nem todos os bancos realizam o financiamento de 100%. Tenha isso em mente na hora de escolher um veículo.

Vale lembrar também a grande maioria dos bancos trabalha com financiamento de motos usadas. Porém, eles possuem restrições em relação a modelo e ano. Por isso, sempre busque informações sobre esse tipo de modalidade ao buscar por veículos seminovos.

Financiar uma moto ou fazer um empréstimo – Qual vale mais a pena?

Muita gente considera fazer um empréstimo para pagar o veículo a vista e depois pagar as parcelas para o banco. E essa é uma consideração bem viável! Vale a pena sim estudar essa opção.

Porém, já adiantamos que na grande maioria das vezes o financiamento acaba saindo por um preço muito melhor. Isso porque o financiamento possui fim específico e o Banco tem maneiras de recuperar o bem para eventuais dívidas não pagas. Por isso, costuma-se cobrar menos pelos financiamentos.

A média para a taxa de juros anual de empréstimos é de 20 a 25%. Já em relação aos empréstimos, a média atinge próximo dos 27%.

Para garantir que você estará sempre atualizado e ter as melhores dicas para financiar uma moto e pegar menos para o banco, siga o nosso site! Estamos sempre trazendo dicas importantes para quem é apaixonado por motos e está querendo financiar uma moto com as melhores condições!

Fabricio von

Olá! Meu nome é Fabricio Von, sou o editor especialista em financiamento do Financiar Moto. Comecei este blog em 2011, quando percebi alguns amigos da faculdade querendo comprar uma moto, mas não encontravam uma fonte confiável e imparcial com informações sobre financiamento, e é isto que busco trazer aqui no Financiar Moto. Você tem alguma dúvida? Envie uma mensagem e irei te ajudar.

Deixe uma resposta