Muitas pessoas perguntam se podem usar o FGTS da Caixa para comprar moto. Antes de responder essa pergunta, precisamos entender do que estamos falando:

financiamento moto fgts
Podemos financiar uma moto usando o FGTS?

O que é o FGTS?

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – é um fundo bancário constituído de depósitos, sejam eles feitos em dinheiro, obrigatório, atrelado, que é feito pelo empregador para a conta de FGTS do trabalhador, a fim de criar uma espécie de poupança que poderá ser resgatada em qualquer uma das possibilidades previstas em lei. 


A cada ano, o FGTS equivale a um salário mensal, incidindo sobre ele juros e correção monetária. Ele é feito via Caixa Econômica Federal – CEF.

Posso usar FGTS para comprar moto?

Vejamos o que está previsto na Lei para saber se você pode comprar uma moto usando o FGTS da Caixa. Resumidamente, ele pode ser usado para: 


Demissões sem justa causa; Aposentadoria; Quando o trabalhador permanecer três anos ininterruptos a partir de 1º de junho de
1990, fora do regime do FGTS; Oferta de lance em consórcio de imóveis; Complementação da Carta de Crédito de
Consórcio para aquisição de um imóvel de maior valor;  Amortização extraordinária ou liquidação de saldo devedor de consórcio de imóvel; Pagamento de parte das prestações de consórcio de imóvel.

Como podemos ver, nas modalidades acima previstas em lei o FGTS pode ser utilizado apenas para financiar imóveis.

O saque do FGTS foi autorizado. Posso comprar moto?

Conforme temos visto, o Governo tem autorizado o saque do FGTS para que a população possa quitar suas dívidas e para estimular o consumo.

Contudo, fica a critério de cada pessoa o que fazer com o dinheiro que sacou, portanto, sim, você pode comprar uma moto com o saque do FGTS.

Para financiar uma moto, procure seu banco para se informar sobre as melhores taxas, e veja também tudo que ensinamos em nosso simulador de financiamento de motos. Boa sorte!