A Hornet 600 está dentro da categoria de alta cilindrada (motos a partir e 499Cc), por isso, é uma moto com excelente resposta e um motor bem forte. Seu alto desempenho pode assustar muitos pilotos que estão acostumados com motos de baixa cilindrada, o que gera dúvidas sobre a pilotagem do veículo.
Vamos lá?
Principais dicas de pilotagem para Hornet 600
Motos de 600Cc são motos bem fortes, principalmente do tipo naked, elas têm um controle de tração mais difícil do que a de outros tipos de motos e de cilindradas mais baixas, por isso é importante saber como a moto deve ser controlada, principalmente em questão de aceleração em determinados pisos.
Para a Hornet, a moto mais popular e 600 cilindradas, é possível se preparar para guia-la com a seguintes dicas.
Tenha experiência
Caso você seja um piloto novo e está considerando comprar sua primeira moto, o consenso entre os que entendem do assunto é que a melhor coisa a se fazer é começar com uma moto mais fraca. Por mais que a emoção e a vontade seja de adquirir uma moto de alta cilindrada logo de início, essas motos necessitam de mais experiência e cuidado do que as de cilindrada baixa.
Ao invés de começar logo com uma Hornet 600, uma boa ideia é a compra de um Twister 250, Strada 200, Fazer 250, Comet 250 e outras na mesma faixa de potência. Essas são motos fáceis de serem controladas por iniciantes e que não fazem feio em situação nenhum, nem mesmo nas estradas.
Essas motos apresentam um equilíbrio perfeito entre aprendizado e potencia para aproveitar uma pilotagem segura e prazerosa. A partir de uma 200/250, você pode pensar em adquirir uma Hornet 600 depois de algum tempo de pilotagem.
A Hornet 600 é perigosa?
Muita gente acha que motos são perigosas. Na verdade, elas não são, tenho uma moto na garagem há anos e ela nunca me mordeu. Brincadeiras a parte, a moto é perigosa tanto quanto um carro, um caminhão ou um avião. Tudo depende diretamente do piloto.
Enquanto motos 125 podem chegar a 110km/h e motos 200 até os seus 140km/h quando nos descuidamos. A Hornet pode passar dos 200km/h com certa facilidade. Nessa velocidade, é muito mais difícil controlar a motocicleta e frear de forma inesperada é bem mais perigoso.
Isso quer dizer que a Hornet 600 é perigosa? Não! Isso quer dizer a moto exige mais respeito e experiência do que as de baixa e média cilindrada.
Tenha cuidado com o peso da moto
Se você está acostumado com motos até 300Cc, vai se surpreender quando sentir o peso da Hornet. Essa é uma moto bastante pesada, difícil de ser levanta e que a perna sente bastante se for necessário segurá-la (lembrando que a moto é mantida de pé quando parada através do equilíbrio e não da força).
Em média e alta velocidade, dificilmente esse peso é sentido, a moto fica leve e fácil de pilotar, tanto quanto uma moto 50Cc. Porém, em baixa velocidade e em ambientes com muitas curvas, como no trânsito preso por exemplo, esse peso é sentido.
Evite virar muito o guidão ou tentar manobras muito curtas em pouca velocidade. É justamente nesse momento que a Hornet 600 se mostra uma motocicleta de difícil pilotagem e, ao contrário do que muita gente imagina, quanto mais lenta, maiores as chances de cair.
Fique de olho na potência da Hornet
Como já ficou bem claro durante o texto, essa é uma moto de alta potência e por isso a sua aceleração é bem diferente do que motos mais leves. Portanto, assim que você for sair pela primeira vez com sua Hornet 600, vá bem devagar na hora da arrancada.
A Hornet não precisa de muita aceleração na saída, se ela tiver com a lenta alta, pode sair até sem aceleração. Alguém sem experiência em motos grandes pode puxar o acelerador mais do que o necessário, o que pode causar acidentes.
A potência também é parte importante durante a pilotagem. Em determinados momentos e em certas pistas, você não pode despejar a potência da moto sem controle. Em uma curva por exemplo, acelerar na entrada pode desequilibrar a moto e levar o piloto ao chão.
Conheça a Hornet CB 600 F
Primeira vez andando em uma Hornet 600 ou qualquer outra moto? Não tente acelerar, cortar, fazer ultrapassagens e entrar no corredor logo na primeira pilotagem. Tenha calma e sinta a moto. Acelere aos poucos, frei com o freio de trás, depois o da frente, depois os dois, sinta cada resposta da moto, cada curva, cada aceleração curta.
Vá conhecendo o seu veículo aos poucos. Isso vai te dar muito mais confiança e entender como a moto se comporta durante a pilotagem. Essa é uma dica válida até mesmo para motos de baixa cilindrada, sempre conheça o seu veículo quando começar a andar com ele. Saiba do que ele e você são capazes antes de tentar andar um pouco mais rápido ou com mais confiança.
No mais, a última e mais importante dica é tomar muito cuidado com a sua moto. Essa é a regra geral para as motonetas, monociclos, motos 125, 400 e 1000 cilindradas. Cuidado sempre!
Na moto, o para-choque é o piloto e por isso, devemos preservar nossas vidas sempre. Ande com responsabilidade e muito cuidado!