Motos Clássicas: Honda CB 440 S

Olá! Hoje daremos início a uma série de artigos que mostram a história de motocicletas antigas e clássicas que fizeram sucesso no Brasil.

E para começarmos nada melhor que uma moto muito especial da linha CB: a raríssima Honda CB 440 S. Na época muita gente duvidava da existência deste modelo exclusivo, mas sim, ela existiu, e vamos mostrar tudo que sabemos sobre ela.

classica-honda-cb-440-s-projeto-h
CB 440 S do Projeto H – rara e exclusiva

Honda CB 440 S – O Projeto

A CB 440 S não foi uma moto proveniente da linha de produção da Honda, mas sim um projeto totalmente personalizado desenvolvido no ínicio dos anos 1980 pela concessionária Honda Projeto H, situada na capital paulista.

E isso se deu devido a uma decisão do governo: desde 1976 a importação de motocicletas estava proibida, e restava aos consumidores apenas as opções da indústria nacional, que naquela época ainda não estava plenamente desenvolvida.

Eram poucas opções de motos 0km, mais ainda se tratando de motos de maior cilindrada. A moto mais potente a venda era a CB 400 de dois cilindros: tinha 40 cv a 9.500 rpm e 3,2 kgfm de torque a 8.000 rpm – ia de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e tinha a máxima de 160 km/h.

Partindo de uma CB 400, a concessionária Projeto H resolveu projetar uma variante mais potente e com um visual mais esportivo, e daí surgiu a única CB 440 S do mundo. É isso mesmo, a CB 440 foi um projeto 100% nacional, era vendida apenas aqui no Brasil, em 1983.

Honda CB 440 S – Motorização

A base para a montagem desse projeto foi uma CB 400 de 1983. Nela foi instalado um kit de pistões de maior medida – 5mm maior, o suficiente para elevar a cilindrada de 395cc para 447cc. Todas as peças foram importadas do Japão.

Novas bielas mais leves também foram instaladas. O cabeçote foi totalmente refeito, o que elevou a taxa de compressão para 9,8:1. Também foi incluído na CB440 um radiador de óleo para aguentar a pressão extra no motor.

Tudo isso aliado a novos giglês nos carburadores, fizeram a potência ter chegado a 46cv a 9.000 rpm e 3,8kgfm a 7.700 rpm. A aceleração de 0-100 caiu meio segundo e a máxima testada foi de 175km/h, um feito para a época.

Honda CB 440 S – Modificações na estrutura

Maior potência exige maior estabilidade. É por isso que o pessoal da Projeto H também mexeu nos amortecedores, que foram instalados com uma maior inclinação em relação ao novo braço oscilante, agora de alumínio.

A moto como um todo foi rebaixada, de modo a permitir uma maior estabilidade geral. O garfo na dianteira tinha regulagem pneumática, que poderia ser verificado através de um manômetro especial no quadro de instrumentos.

Discos de freios maiores também foram instalados (276mm), com sistema de duas pinças e dois pistões vindos da lendária CB 750.

Honda CB 440 S – Visual diferenciado

Além da potência, o visual precisava se diferenciar da CB 400 tradicional, afinal, os consumidores pagavam cerca de 50% a mais por esta CB 440 exclusiva. 
A cor vermelha predominava por toda a moto: chassis, rodas, molas, banco e tanque de combustível era vermelhos, e pequenos detalhes também não passavam despercebidos: os cabos de vela eram em um chamativo amarelo, mas de muito bom gosto. 
Além das cores, outras peças eram diferentes da CB de fábrica, como a rabeta, painel, laterais e paralamas: todas essas partes eram importadas da Honda 400 Hawk .

Honda CB 440 S – Ciclo de vida

Por ser um projeto inusitado e que vendeu bastante, a fábrica da Honda resolveu investir em uma CB de maior cilindrada: em 1984, apenas 1 ano após a CB 440 S ter estreado no mercado, foi lançada a Honda CB 450, que praticamente incorporou as melhorias realizadas pela equipe da Projeto H, o que pos um fim prematuro à CB 440 S. 
É inegável que o projeto de personalização foi espetacular e provou que o mercado precisava de motos melhores e mais potentes. Hoje o legado da CB 440 S fica na mão e na memória de pouquíssimas pessoas que tiveram acesso a este projeto tão especial.
Recentemente fãs do modelo começaram o trabalho de construção de uma réplica, você pode ver mais aqui neste link.

Honda CB 440 S – Fotos

classica-honda-cb-440-s-projeto-h

classica-honda-cb-440-s-projeto-h

classica-honda-cb-440-s-projeto-h

classica-honda-cb-440-s-projeto-h

Fabricio von

Olá! Meu nome é Fabricio Von, sou o editor especialista em financiamento do Financiar Moto. Comecei este blog em 2011, quando percebi alguns amigos da faculdade querendo comprar uma moto, mas não encontravam uma fonte confiável e imparcial com informações sobre financiamento, e é isto que busco trazer aqui no Financiar Moto. Você tem alguma dúvida? Envie uma mensagem e irei te ajudar.

Simulador de Financiamento de Motos

R$5.000 R$50.000
12 meses120 meses
Sua parcela mensal é de com uma taxa de juros de
No final de meses a moto financiada vai ter custado
Loading
Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta