Olá! Hoje daremos início a uma série de artigos que mostram a história de motocicletas antigas e clássicas que fizeram sucesso no Brasil.
E para começarmos nada melhor que uma moto muito especial da linha CB: a raríssima Honda CB 440 S. Na época muita gente duvidava da existência deste modelo exclusivo, mas sim, ela existiu, e vamos mostrar tudo que sabemos sobre ela.
CB 440 S do Projeto H – rara e exclusiva |
Honda CB 440 S – O Projeto
A CB 440 S não foi uma moto proveniente da linha de produção da Honda, mas sim um projeto totalmente personalizado desenvolvido no ínicio dos anos 1980 pela concessionária Honda Projeto H, situada na capital paulista.
E isso se deu devido a uma decisão do governo: desde 1976 a importação de motocicletas estava proibida, e restava aos consumidores apenas as opções da indústria nacional, que naquela época ainda não estava plenamente desenvolvida.
Eram poucas opções de motos 0km, mais ainda se tratando de motos de maior cilindrada. A moto mais potente a venda era a CB 400 de dois cilindros: tinha 40 cv a 9.500 rpm e 3,2 kgfm de torque a 8.000 rpm – ia de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e tinha a máxima de 160 km/h.
Partindo de uma CB 400, a concessionária Projeto H resolveu projetar uma variante mais potente e com um visual mais esportivo, e daí surgiu a única CB 440 S do mundo. É isso mesmo, a CB 440 foi um projeto 100% nacional, era vendida apenas aqui no Brasil, em 1983.
Honda CB 440 S – Motorização
A base para a montagem desse projeto foi uma CB 400 de 1983. Nela foi instalado um kit de pistões de maior medida – 5mm maior, o suficiente para elevar a cilindrada de 395cc para 447cc. Todas as peças foram importadas do Japão.
Novas bielas mais leves também foram instaladas. O cabeçote foi totalmente refeito, o que elevou a taxa de compressão para 9,8:1. Também foi incluído na CB440 um radiador de óleo para aguentar a pressão extra no motor.
Tudo isso aliado a novos giglês nos carburadores, fizeram a potência ter chegado a 46cv a 9.000 rpm e 3,8kgfm a 7.700 rpm. A aceleração de 0-100 caiu meio segundo e a máxima testada foi de 175km/h, um feito para a época.
Honda CB 440 S – Modificações na estrutura
Maior potência exige maior estabilidade. É por isso que o pessoal da Projeto H também mexeu nos amortecedores, que foram instalados com uma maior inclinação em relação ao novo braço oscilante, agora de alumínio.
A moto como um todo foi rebaixada, de modo a permitir uma maior estabilidade geral. O garfo na dianteira tinha regulagem pneumática, que poderia ser verificado através de um manômetro especial no quadro de instrumentos.
Discos de freios maiores também foram instalados (276mm), com sistema de duas pinças e dois pistões vindos da lendária CB 750.