Freios CBS da Titan 2015: saiba como funcionam!

A Honda anunciou que a linha 2015 da CG 150 Titan trará uma novidade: a introdução dos freios CBS (Combined Breaking System), que estará presente nas versões ESD e EX da Titan. Agora o que todos vem perguntando é:

cg titan cbs 2015
Detalhe do sistema de freios CBS, com duas mangueiras
 e três pinças (Foto: Honda)

“Por que não utilizam o ABS ao invés desse CBS?”

Antes de tudo, o CBS não substitui o ABS (Anti Block System), que é um sistema já conhecido que faz com que as rodas não travem. O CBS, na verdade, pode ser um complemento ao ABS.

“E o freio CBS, como funciona?”

Simplificando a resposta, ele funciona como uma combinação dos freios traseiro e dianteiro, evitando que o motociclista freie apenas com o traseiro, como é de costume por aqui no Brasil. Ao pisar no pedal traseiro com força, um cilindro auxiliar entra em ação e freia automaticamente com a ajuda do freio dianteiro, ficando na proporção de 66% de freio para a roda traseira e 34% para a roda dianteira da nova CG Titan, ajudando a parar a moto com mais eficiência. Ao acionar a manete de freio dianteiro, nada mudou, continua 100% nas suas mãos.

“Esse CBS ajudar mesmo a frear?”

Sim, e muito! No trânsito urbano, onde as vezes a diferença de 1 metro pode significar a colisão na traseira de um automóvel parado, o CBS atua muito bem. Veja os testes que foram feitos pelo Instituto Mauá, acionando os freios a partir de uma velocidade de 60km/h:

Como podemos ver, no caso mais extremo, travando os freios ao máximo, a diferença de frenagem da versão STD (padrão) e a CBS é de um ônibus, e nós motociclistas sabemos que essa distância pode ser a diferença entre a vida e a morte.

“E quanto custa a nova Titan 2015 com CBS?”

Como já foi dito, o sistema de freios CBS está disponível apenas nas versões ESD e EX da Titan, que tem preços sugeridos de
– R$ 7.680 para a CG Titan ESD;
– R$ 8.180 para a Cg Titan EX.

CG 150 Titan 2015 CBS – Ficha técnica

Motor Tipo    OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, 149,2cc
Diâmetro x curso    57,3 x 57,84 mm
Potência máxima gasolina  14,2 CV a 8.500 rpm – etanol    14,3 CV a 8.500 rpm
Torque máximo  gasolina 1,32 kgf.m a 6.500 rpm – etanol    1,45 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de alimentação  Injeção Eletrônica PGM FI
Relação de compressão  9.5 : 1
Sistema de lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Partida Elétrica
Ignição Eletrônica
Bateria12V – 5 Ah
Farol (alto/baixo)  35/35W  
Tanque  16,1 litros (res. 3,1 litros)
Óleo do motor  1,2 litros
Chassi Tipo  Diamond Frame
Suspensão dianteira / curso  Garfo telescópico / 135 mm
Suspensão traseira / curso  Dois amortecedores / 106 mm
Freio dianteiro / diâmetro  Disco / 240 mm
Freio traseiro / diâmetro  Tambor / 130 mm
Pneu dianteiro  80/100-18M/C 47P
Pneu traseiro  90/90 -18M/C REINF 57P
Dimensões (C x L x A)  1.996 x 739 x 1.086 mm
Distância mínima do solo  164 mm
Distância entre eixos  1.315 mm
Altura do assento  792 mm
Peso seco  117 kg (EX) / 118 kg (ESD)

Simulador de Financiamento de Motos

R$5.000 R$50.000
12 meses120 meses
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