Boa notícia, pessoal! O Senado Federal, que propõe as leis em nosso país, está com um projeto de lei para zerar os impostos de capacetes e outros equipamentos de proteção para motociclistas. O senador responsável pelo projeto é o Otto Alencar.
Capacete mais barato com isenção de impostos |
Hoje, o valor de impostos embutidos no custo de um capacete gira em torno de 40%. Ou seja, se você compra um capacete de R$ 300, aproximadamente cento e vinte reais são apenas de impostos!
O objetivo principal, além de ajudar a salvar vidas, é incentivar a compra de capacetes com valor reduzido, e assim reduzir o número de óbitos e internações em acidentes de motos, algo que custa muito dinheiro ao Estado: “Abrir mãos destes impostos pode beneficiar o país economicamente por reduzir a necessidade de internações em hospitais de alta complexidade, além de salvar muitas vidas em nossas ruas e estradas”.
Comprar capacete sem imposto
É claro que o uso do capacete é mais do que uma questão de educação e zelo pela vida, mas não deixa de ser uma ótima iniciativa para nós, já que poderemos comprar capacetes sem pagar impostos!
Só a isenção de impostos não vai resolver o problema da educação, mas a longo prazo a tendência é de que todos usem o capacete, tanto por ficar mais barato como por uma questão de respeito à vida, própria e de terceiros.
A lei do capacete sem imposto
O projeto ainda não virou lei, mas você pode acompanhar o andando nesta página do Senado, e inclusive pode votar a favor da criação da lei.
Veja qual é a última atualização da matéria:
21/05/2019
CAE – Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
E você, o que achou desta excelente notícia? ?